Todo carnaval tem seu fim... como tudo na vida!
- O Mundo é a minha casa
- 26 de fev. de 2020
- 2 min de leitura

"Feliz Ano Novo" é o que nós brasileiros costumamos dizer quando termina o carnaval, nossa festa popular favorita. É como se o ano realmente só estivesse começando agora, após meses de alegria e um verão ensolarado recheado de festas, praia e sunsets no maior estilo good vibes.😎 Esse ano a piadinha parece não fazer muito sentido para mim, afinal tenho vivido tão intensamente meu processo de mudança e adaptação à minha nova casa que na verdade sinto como se já estivesse em novembro. Tudo regado a muita chuva e frio. E quando penso que ainda há tanto por fazer e viver em 2020 dá um calafrio na espinha.
Esse foi meu primeiro carnaval no #Porto, longe do calor paraibano e da intermináveis e super lotadas ladeiras Olinda, que transbordam energia e cultura, mas foi melhor do que eu imaginava. Obviamente as comemorações aqui não chegam a 10% do que acontece no Brasil, nem muito menos é possível ver as pessoas vivendo essa festa com a mesma intensidade que nós. O espírito bon vivant parece mesmo ter ficado do lado americano do Atlântico. Mas nem tudo está perdido, a quantidade crescente de expats brazucas vivendo na terra de Cabral faz com que a saudade de casa seja amenizada em alguns momentos. No sábado de carnaval, por exemplo, o primeiro bloco de rua de Portugal - o Batucada Elétrica - desfilou, e pudemos sentir toda a energia e a vibração brasileira pelas ruas da cidade baixa. A festa foi tão linda que até o sol resolveu participar. Lindo de viver...

Os dias seguintes de carnaval "à portuguesa" soaram bem mais contidos, variando entre a normalidade da vida cultural portuense e o Halloween... metade das pessoas fantasiadas aleatoriamente, metade de preto escondendo-se do frio em seus casacos e sobretudos. O carnaval chegou ao fim, assim como tantas outras coisas bacanas na vida. O importante é aproveitar o momento e viver a vida como ela se apresenta. A felicidade é também uma escolha.
Love, S.
Comments