O QUE FAZER QUANDO NÃO TEM O QUE FAZER: diário de uma pandemia!
- O Mundo é a minha casa
- 23 de mar. de 2020
- 4 min de leitura

Crédito: @feminist
O #Covid19 segue fazendo estrago e nós seguimos de quarentena. Não sei se vocês são tão agitados e multi-tasking quanto eu - fiz duas graduações de uma só vez hahah -, só sei que preciso preencher meu tempo com coisas relativamente úteis e interessantes. Pensando nisso, resolvi fazer uma lista de sugestões do que fazer para matar o tempo com qualidade e prazer. 😊
1. LEIA, LEIA MUITO... livros, e-books, notícias, vale tudo! Aproveite para se atualizar!
Sabe aquele monte de livros que você comprou na Amazon, baixou na net, ganhou de presente, e que você vê todos os dias na estante, mas nunca ler: It's tiiiiime! Aproveita a quarentena para atualizar a leitura e saborear uma boa história nas páginas de um livro. E se não tiver nenhum, tira a poeira do tablet, kindle, ipad e compra um e-book de algum autor que você sempre quis ler, mas acabou nunca lendo. Por fim, se preferir, na rede é possível acessar as versões digitais de praticamente todos os jornais mais importantes e interessantes do mundo, é conteúdo sem fim. Uma ótima pedida é o livro “Essa gente” de Chico Buarque de Holanda, que venceu o Prêmio Camões de Literatura 2019!
2. MÚSICA PARA ALMA 🎶
Eu sou aquele tipo de pessoa que faz TUDO escutando música, acordo e durmo apertando play no Deezer - meu aplicativo favorito, onde gastei cerca de 22.000 minutos no ano passado! It’s a lot, I know! Os streamings de música têm revolucionado a forma de consumir música no mundo, permitindo um amplo acesso à estilos, álbuns e músico. Em tempos de confinamento um som bacana sempre ajuda a animar o astral. Para além do Deezer, Spotify e Apple Music, vale a pena conferir o Vialma, app especializado em música clássica e jazz!
3. Ahhh, a 7ª ARTE!! Cinema Paradise! 🎞
Como uma boa cinéfila que sou, não passo muito tempo sem assistir um filminho, agora imagina tendo todo o tempo do mundo! Netflix, Amazon Prime, Stremio, Globoplay, seja lá qual for seu serviço de streaming, aproveita a quarenta para se deleitar com um bom filme. Os catálogos são cada vez mais completos e contam com títulos que vão desde os clássicos, passando pelas produções estrangeiras e culminando nos inúmeros blockbuster hollywoodianos! Bacurau e Parasitas são ótimas pedidas! O mesmo vale paras as séries e mini-séries! ;)
4. How about parler français!📚
Que tal sair da quarentena falando um outro idioma e desenferrujando aquele inglês que há tempos não pratica. Existem diversos cursos online e aplicativos que permitem aprender e praticar qualquer idioma do mundo. Eu voltei para o francês na plataforma Fun Mooc (fun-mooc.fr) e super indico!
5. BE FIT (indoor, claro)🏋️♀️
Não é porque estamos em quarentena que devemos ser sedentários e preguiçosos, ainda que seja difícil querer fazer alguma coisa, sair da inércia! Aqui no Porto segue um friozinho ameno e a preguiça é ainda maior. O governo liberou para fazer caminhadas e corrida na rua, desde que desacompanhado. Eu, particularmente, não tenho coragem de me arriscar! É melhor nos movimentarmos dentro de casa mesmo, empurrar o sofá da sala, ligar som, dançar ou pular corda. Para quem gosta de tutorial, têm sempre as inúmeras opções treinos HITT no Youtube! ;)
6. FAXINA: encarnando a Marie Kondo 💃
Sabe aquele ímpeto consumista que tem nos acompanhado de perto nas últimas décadas e que nos fez gastar vários dinheirinhos com roupas, calçados, bolsas, maquiagem e um milhão de outras coisas totalmente dispensáveis? Já não tem espaço na quarentena. Ao contrário, é tempo de poupar e reduzir gastos. Aproveitando as diversas lições dadas pela Marie Kondo na sua série na #Netflix, que tal fazer aquela faxina e separar para doação os itens que já não serve ou não interessam!? Esvazia o guarda-roupa, coloca tudo na cama, agradece ao universo e fica só com aquilo que realmente te faz feliz. Minimalist lifestyle!
7. MASTERCHEF da vida real 🍝
A necessidade primeira de qualquer ser humano é se alimentar, e considerando que estaremos trancados em casa indefinidamente, é certo também que nos arriscaremos na cozinha em algum momento. Que tal então nos inspirarmos nos reality shows culinários e botar o nosso lado masterchef para fora? Mas não vale macarrão instantâneo e nem ovo frito, tem que se empenhar em alguma receitinha mais gourmet! O prestigiado chef italiano Massimo Bottura – dono daquele que foi considerado o melhor restaurante do mundo: Osteria Francescana e detentor de 3 estrelas Michelin – tem ensinado diversas receitas no seu Instagram, vale muito a pena acompanhar!
8. SEXTING é vida 😜
Já que a quarentena obrigou as pessoas a se isolarem e mudar de hábitos, é importante também saber se adaptar. Caso você tenha mais sorte do que eu – sigo juntando os cacos do meu coração recém partido em terras lusitanas, c'est la vie! –, mas não está podendo aproveitar os dias e noites quentes de quarentena com o amado, corre para o celular. Nem tudo está perdido. O bom e velho sexting pode animar casais e contatinhos em tempos de isolamento. É só caprichar na conversa, preparar um aquele safe nude especial e correr para o abraço!
9. INSIDE-OUT... as indispensáveis reflexões sobre a vida em tempos de pandemia! 💖
Considerando a gravidade do problema em que nos metemos enquanto humanidade, a quarentena pode ser uma ótima oportunidade para colocarmos a vida em perspectiva e refletirmos sobre nossas ações e escolhas. É uma chance de parar e refletir profundamente sobre nosso lugar no mundo e sobre como temos desempenhado nosso papel de cidadão. Grandes crises devem produzir também grandes reflexões, tanto no âmbito pessoal quanto no coletivo, vamos aproveitar esse momento ingrato, olhemos para dentro de nós mesmos e aprendamos a ser pessoas melhores.
10. JUST DO IT! ✔
Aproveita o tempo livre e transforma aquele projeto em realidade... cria um blog, compõe uma música, escreve um conto, se expresse, afinal, como diria Fernando Pessoa “tudo é vale a pena quando a alma não é pequena”!
A luta contra o vírus continua! Sigamos firmes e fortes respeitando as medidas de segurança e a quarentena, e no futuro seremos capazes de dizer que no momento em estivemos mais separados, é que estivemos mais juntos.
Comments