Intensidade é o nome dela
- O Mundo é a minha casa
- 9 de mar. de 2020
- 3 min de leitura

Às vezes tenho uma leve impressão de que partirei dessa para uma melhor ainda jovem. E não falo isso tomada por algum sentimento suicida ou qualquer coisa do gênero. Pelo contrário, amo viver e tenho buscado aproveitar a vida em sua plenitude. Não à toa, resolvi contrariar as expectativas ultrapassadas da "família tradicional brasileira" e dei um giro de 360 graus na minha vida. Mudei de país, fiz novos amigos, topei um trabalho totalmente fora da minha zona de conforto e adotei um estilo de vida mais minimalista e menos consumista. Sempre fui aquela pessoa que prefere viver a ter, e me jogo de cabeça quando o assunto é a minha felicidade. E é precisamente essa intensidade toda que me faz refletir.
As pessoas intensas, em geral, são também muito sentimentais, ainda que tentem a todo custo disfarçar - não é o meu caso. Sou adepta da política de dizer o que se pensa e de expressar com palavras a importância de pessoas e de momentos especiais. Acho fundamental ser grata ao universo pelas pequenas doses diárias de felicidade, que nos fazem estar onde estamos e ser quem somos. Entretanto, para nós, bichos sentimentais, os momentos de alegria, assim como os de tristeza, são vividos exatamente com a mesma intensidade, podendo ser extremamente doloroso quando as coisas não saem como o planejado. A dor é intensa e segue por tempo indeterminado. É super difícil enxergar com clareza em qualquer um dos picos de sentimento, e ainda que o façamos, o coração entra na jogada e bloqueia qualquer resquício de racionalidade restante.
Outra característica das pessoas intensas é a sinceridade. Vivendo num mundo recheado de meias verdade e subterfúgios, a sinceridade e a honestidade com que tratamos as questões da vida podem atrapalhar relacionamentos ou assustar as pessoas com as quais convivemos. É preferível uma hipocrisia simpática à uma verdade mais dura. Além disso, quem é sincero e direto geralmente se decepciona com seus pares simplesmente por não receberem o mesmo tratamento deles. As cartas estão sempre na mesa.
Viver intensamente requer ainda dedicação e perseverança, não importa em que aspecto da vida. As coisas sempre têm uma razão de ser e o esforço é fundamental para que alcancemos nossos planos e metas. No trabalho e nos estudos é uma qualidade incrível para aqueles desejam evoluir e progredir nas suas atividades. No campo sentimental talvez essa dedicação toda não seja o melhor caminho, pois inevitavelmente iremos nos decepcionar, e nos arrepender de termos nos doado tanto.
Cada vez mais tenho certeza de que é difícil manter um relacionamento com uma pessoa intensa, quase uma missão impossível daquelas da franquia hollywoodiana. I'm such a failure nesse campo. Ainda que eu tente controlar todas as variáveis possíveis, sempre termino com o coração estilhaçado. C'est la vie. Não vou mudar minha forma de ser, nem deixar de viver as coisas que tenho vontade por medo do que possa vir. Gosto de conversas profundas, de discussões saudáveis, de sinergia entre corpos e mentes, de explorar o desconhecido e de aprender sempre.
Essa intensidade tem me permitido experimentar tantos sentimentos diferentes, de uma maneira tão avassaladora, em especial depois da passagem de um certo furação europeu na minha vida, que sinto como se nada, no passado ou no futuro, pudesse chegar perto do que vivi nos últimos tempos. Apesar dos "contras", sinto que os "prós" seguem me fazendo crescer como pessoa, com mulher, como amiga. Veremos o que o futuro nos reserva em terras lusitanas...
Com amor,
S.
Comments